Design Funcional

No mundo atual, uma peça gráfica é chamada popularmente de arte. Os mais descolados a chamam de design. Mas afinal, quem está certo? Primeiramente, precisamos esclarecer que arte e design NÃO são iguais.

Arte é movimento ideológico, com finalidade estética e/ou comunicativa, imprescindível para expressão de ideias, conceitos e valores. Pode assumir diversas linguagens para se comunicar como a música, pinturas, gravuras, escrita e muito mais.

Design é a idealização, criação, desenvolvimento, concepção e elaboração destas expressões artísticas, tornando-as acessíveis às pessoas, trazendo significado e utilidade a elas. Podemos até dizer que o design é um dos produtos da arte, pois tem sua origem fundamentada nela.

Dentro deste contexto, concluímos que a arte pensa, cria e se expressa, enquanto o design encontra meios para esta expressão se tornar compreendida e valorizada – e até usada – pelas pessoas. E é nesta fusão que nasce o design funcional.

O design funcional tem como objetivo principal elencar de forma estratégica os elementos da arte e do design para encontrar as melhores formas, cores, ferramentas e meios de expressar uma mensagem, comunicando-se de forma estratégica e assertiva com o público, trazendo resultados, sejam eles ideológicos, culturais, políticos, sociais ou financeiros.

Por este motivo, o design funcional é usado amplamente no campo da publicidade, pois utiliza-se da arte para tocar as emoções, do design para trazer significado e valor a elas, e da funcionalidade para criar estratégias visuais simples para a mensagem ser compreendida de maneira eficaz, gerando identificação com o público.

Sendo uma ferramenta artístico-estratégica, o design funcional requer profissionais multidisciplinares para ser aplicado, capacitados nas mais diversas áreas como artes visuais, multimídia, artes
plásticas, marketing e comunicação. Usado de maneira equivocada e não planejada pode entregar a mensagem incorreta ao público, não gerando os resultados esperados, ou até mesmo prejudicando seus objetivos.

Agora que sabe o que é design funcional e como ele é uma ferramenta poderosa para impulsionar negócios, busque pelos profissionais certos que irão auxiliar você a criar meios de transmitir sua mensagem de forma correta e planejada, através de materiais visualmente belos e que trarão os resultados almejados.

Autor: Leonardo Ferrari
Leonardo é Publicitário, Designer, Ator e Diretor de Criação no Estúdio Ânkora Design.

Post A Comment